Como definir missão, visão, valores
Definir a missão, a visão e os valores da empresa é – ou pelo menos deveria ser – uma das primeiras atividades realizadas por quem resolve criar um negócio. Esses são elementos críticos para a estratégia do empreendimento e servem para nortear todo o trabalho que será feito dali por diante. Muita gente, no entanto, tem dúvidas sobre como fazer isso e acaba deixando para depois.
Neste mês, estamos estudando o case de Ozires Silva, fundador da Embraer e referência da aviação nacional, e ao olharmos para a história do empreendedor percebemos como a missão, a visão e os valores o guiaram na criação de uma das maiores empresas do país, que é líder do mercado global de jatos regionais.
A empresa possui missão, visão e valores bem sólidos e que estão intimamente relacionados ao seu criador. Na época em que foi criada, ainda conhecida como Projeto Embraer, já tinha uma missão bem definida: construir e comercializar o primeiro modelo de avião “made in Brazil” e fomentar a industria aeronáutica nacional. Já a visão é continuar a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aeronáutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação. Os valores se mantém no que tornou a empresa uma potência: inovar em função daqueles que a fazer voar, seus clientes e colaboradores.
Inspirados pelo Estudo de Caso de Ozires Silva, vai as dicas de como criar a missão, a visão e os valores de sua empresa e delimitar de forma bem clara as diferenças entre estes três assuntos. É muito comum confundir um com o outro. Então, vamos lá:
- Missão: o que sua empresa pretende fazer.
- Visão: aonde pretende chegar.
- Valores: como fazer.
Abaixo, detalhamos melhor essas definições e apresentamos algumas instruções importantes para você criar as suas:
MISSÃO
Ao criar um negócio, você precisa colocar à sua frente um propósito. Junto a isso, você precisa entender o porquê de fazer aquilo e para quem vai dedicar seu tempo. Defina isso e apresente de maneira objetiva e sucinta ao seu público e colaboradores.
VISÃO
Este ponto é sobre as perspectivas da empresa. Ele deve apontar aonde ela quer chegar e, ao mesmo tempo, inspirar as pessoas que embarcaram com você nessa jornada. Ela deve mostrar um cenário futuro, respondendo questões como: “Aonde chegar?”; “Como seremos?”; “O que teremos ajudado a construir?”.
Embora possa ser um pouco mais extenso que a missão, esse ponto também deve ser objetivo.
VALORES
Aqui você vai apresentar os princípios em que sua empresa estará baseada. O que será expresso aqui vai dar o tom de como seu negócio vai atuar e definir, também, o que ele não irá fazer. Esse ponto vai orientar o posicionamento da organização e instruir a forma como seus colaboradores vão se colocar diante do público.